Defesa de Dissertação – Monique Capobiango Martins – 04/11/2020

Convidamos a todos para a defesa de dissertação da aluna Monique Capobiango Martins, do Polo Volta Redonda – UFF do PROFQUI.

Data: 04/11/2020, quarta-feira.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Sala: https://meet.google.com/ysw-ozpn-iwe

Autor: Monique Capobiango Martins

Título: “O ensino de eletroquímica com abordagem da educação ambiental para o Ensino Médio”

Thiago Simonato Mozer, DSc. – Presidente/Orientador – ICEx/UFF
Ana Carolina Callegario Pereira, DSc. – Membro Titular Externo – UniFOA
Danielle da Costa R. M. dos Santos, DSc. – Membro Titular Interno – ICEx/UFF
Izabel de Oliveira Mota, DSc. – Membro Suplente Externo – UniFOA
Renata Luz Martins, DSc. – Membro Suplente Interno – ICEx/UFF

Resumo: A escola tem a função de significar conhecimentos aos indivíduos inseridos em uma sociedade em constante transformação devido ao crescente avanço científico, tecnológico e a ampla acessibilidade à informação. Para tal, a escola necessita de metodologias educacionais que proporcionem aos jovens uma maior autonomia para que sejam qualificados a participar de forma ativa na comunidade, promovendo mudanças e produzindo progressos para o desenvolvimento da cidadania. Um dos pilares fundamentais desta construção é o Ensino de Ciências, onde se destacam os saberes referentes à disciplina de Química que são importantes para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da população. Contudo, o Ensino de Química no espaço escolar está distante da vida prática do adolescente e da sociedade, restringindo-se à memorização de fórmulas, nomenclaturas e teorias. Para esta investigação científica, estabeleceu-se como objetivo analisar se os conhecimentos sobre descarte de resíduos sólidos eletrônicos articulados à conteúdos de Eletroquímica, no Ensino de Química, podem sensibilizar alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto aos impactos ambientais causados por descarte inadequado de pilhas e baterias, através de uma proposta de desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática . O delineamento metodológico para este estudo envolveu a pesquisa participativa e uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi aplicada inicialmente no Colégio Ciep 053 Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, no município de Volta Redonda. Destinada a três turmas de 3º ano do Ensino Médio, totalizando 39 discentes. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, os resultados foram obtidos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário anterior à sequência didática e alguns instrumentos da SD. O questionário posterior à aplicação da Sequência Didática, não foi possível aplicar. Foi possível ponderar que os estudantes não tinham conhecimento sobre os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de pilhas e baterias, sabiam que havia uma maneira correta de fazê-lo mas não o faziam. Após a aplicação da SD, esperasse que haja compreensão quanto ao conteúdo de Eletroquímica, além da sensibilização ambiental dos participantes. Disponibilizou-se o produto educacional com versões para professor a fim de tornar mais hábil o processo de ensino dos educandos, pretendendo, desta maneira, contribuir com a reflexão e o trabalho dos docentes discentes no Ensino de Química.