Defesa de Dissertação – Fabiano da Rocha Lisboa – 09/10/2020

Convidamos a todos para a defesa de dissertação do aluno Fabiano da Rocha Lisboa, do Polo Volta Redonda – UFF do PROFQUI.

Data: 09/10/2020, sexta-feira.
Local: Plataforma Google Meet
Link da Salahttps://meet.google.com/iqv-afnz-gof

Autor: Fabiano da Rocha Lisboa

Título: “ Jogo didático de cartas como estratégia para promover o conhecimento em tabela periódica.”

Lígia Maria Mendonça Vieira, DSc. – Presidente/Orientadora – UFF
Abiney Lemos Cardoso, DSc. – Coorientador – IFES
Heveline Silva, DSc. – Membro Titular Externo – UFMG
Danielle da C. R. M. dos Santos, DSc. – Membro Titular Interno – UFF

Resumo: A falta de motivação e de uma participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem que ocorre dentro da sala de aula, tem se tornado, cada vez mais um desafio a ser enfrentado no processo de aquisição do conhecimento da disciplina de Química no Ensino Médio (EM), uma vez que o interesse do aluno é um fator fundamental para no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Entre os métodos e práticas pedagógicas que surgem com a finalidade de facilitar e, ao mesmo tempo, tornar mais prazeroso o processo de assimilação do saber (químico) está a utilização de jogos didáticos. A aplicação de um jogo didático de cartas sobre a TP, foi a estratégia utilizada para oportunizar a ocorrência de uma aprendizagem significativa, pois por meio do jogo, o aprender adquire uma característica lúdica, que possibilita um processo de aquisição do conhecimento mais ativo e agradável. Nesse cenário, este trabalho procurou discutir a relevância da utilização e contribuição de jogos didáticos na aquisição do conhecimento sobre a Tabela Periódica. Esta pesquisa teve suas etapas desenvolvidas em uma escola pública estadual, da cidade Paty do Alferes-RJ, para duas turmas de primeiro ano do ensino médio. A metodologia foi desenvolvida com uma sequência de atividades, por meio de aulas expositivas, utilização de um jogo didático, aplicação de questionário com objetivo de averiguar a satisfação dos alunos quanto a utilização do jogo didático e um questionário contendo perguntas fechadas, aplicadas ao tema TP. A utilização do jogo nesta pesquisa, como proposta pedagógica, teve o intuito de apresentar uma opção diferenciada da tradicional metodologia de ensino, para a construção do saber dos alunos participantes de uma forma mais atrativa, bem como promover o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e de outras habilidades educacionais como raciocínio, convivência e respeito. O jogo didático possibilitou aulas atrativas, motivadores e dinâmicas para os alunos, também se notou que a aprendizagem sobre os conteúdos de TP ocorreu de forma satisfatória. Os dados mostraram que, depois da utilização do jogo didático, mesmo após um intervalo de três semanas, a maioria dos alunos apresentou um percentual de nota acima de 70% e apenas um único aluno (de 42 participantes) teve um percentual abaixo de 50%. O jogo didático desenvolvido neste trabalho é o produto educacional disponibilizado e direcionado aos professores de Química do ensino médio e áreas afins.