Defesa de Dissertação – 08/02/2021

Convidamos a todos para a defesa de dissertação do  PROFQUI-UFF.

Data: 08 / 02 / 2021.
Sala Virtualhttps://meet.google.com/aoi-oqyo-orq

Discente: Mara de Moura Machado

Título: “O ensino de funções orgânicas a partir da análise de estruturas de princípios ativos encontrados em plantas medicinais – uma abordagem científica com a inclusão social da terceira idade e o seu respectivo conhecimento popular sobre a fitoterapia.”

Alessandra Rodrigues Rufino, DSc. – Presidente/Orientador – UFF
Paulo Roberto de Araújo Porto, DSc. – Membro Titular Externo – IFRJ
Renata Luz Martins, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Patrícia Maria Nassar, DSc. – Membro Suplente Externo – IFRJ
Mauro Celso Ribeiro, DSc. – Membro Suplente Interno – UFF

Resumo: A química é vista pelos alunos como uma disciplina de difícil compreensão. Muitos fatores contribuem para essa visão, uma vez que o mesmo frequentemente é ofertado por meio de memorizações e do ensino mecanizado, sem levar em consideração o cotidiano do aluno. É preciso desmistificar o ensino de química e encontrar possibilidades de superação. Uma das formas é contextualizar o ensino e encontrar métodos que facilitem essa aprendizagem. O presente trabalho foi baseado nas teorias de Vygotsky e Paulo Freire, fazendo um link do uso de chás, pelos idosos que fazem parte do cotidiano do aluno, com os princípios ativos das plantas medicinais, utilizado como tema gerador para tornar o conteúdo de funções orgânicas mais atrativo e significativo. Ao mesmo tempo, promove a interação dos jovens com os idosos e a possibilidade de incluir o conhecimento científico, vez que, em times, foi pesquisado os princípios ativos, suas ações terapêuticas e toxicidade, comprovando a importância do conhecimento popular que vem se perdendo a cada geração. Essa pesquisa foi desenvolvida com duas turmas do terceiro ano do ensino médio, em uma escola estadual na cidade de Barra Mansa -RJ. Outras duas turmas, em que o produto não foi aplicado, foram utilizadas para comparar os resultados. A presença pedagógica foi muito valiosa contribuindo para uma pesquisa em sites confiáveis e artigos científicos, vez que durante as aulas no laboratório de informática da escola, havia a interação entre professor-aluno e uma participação mais ativa. Durante as pesquisas foram desenvolvidos cartazes e panfletos, com informações das plantas medicinais e seus princípios ativos, utilizados como recurso didático em sala de aula e na interação durante a apresentação dos produtos na Feira de Ciências da escola, que foi aberta à comunidade. A avaliação comprova que o conteúdo de funções orgânicas foi compreendido pelos alunos, bem como, a avaliação processual que ocorreu durante todo o processo. Esse produto está disponível para os professores de Química e áreas afins, podendo fazer adaptações ou não, de acordo com a necessidade da escola.