PROFQUI – Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Todas as Notícias

Defesa de Dissertação – 31/05/2021

Convidamos a todos para a defesa de dissertação do  PROFQUI-UFF.

.

Data: 31/05/2021
Horário: 14h00min
Sala Virtualhttps://meet.google.com/wpg-fxzr-ukr

Discente: Rosa Maria Castro Santini

Título: “Tabela Periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do Ensino Fundamental.”

Banca Examinadora:

Mauro Celso Ribeiro, DSc. – Presidente/Orientador – UFF
Ana Maria Dantas Soares, DSc. – Membro Titular Externo – UFRRJ
Elivelton Alves Ferreira, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Paulo Roberto de Araújo Porto, DSc. – Membro Suplente Externo – IFRJ/VR
Leandro Maranghetti Lourenço, DSc. – Membro Suplente Interno – UFF

.

Resumo: Essa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento do espírito científico e crítico, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e aptos a interagirem nas ações que afetam o planeta Terra, “nossa casa comum”. (FRANCISCO, 2015). Aos docentes, este trabalho aspira contribuir, por meio da sugestão de uma sequência didática completa e pronta para ser utilizada em sala de aula. O manusear da Tabela Periódica, que aliás foi projetada inicialmente com a finalidade de ser objeto de interação entre alunos e professores, representa o ensejo de se criarem momentos pedagógicos diferenciados, dependendo da situação provocadora de cada oportunidade, de modo que a sequência apresentada aqui é apenas uma das muitas alternativas possíveis para abordagem do tema. Conhecer e manter contato com os símbolos que a Tabela Periódica contém constitui-se de uma oportunidade de se desenvolver a consciência de que estamos em contado com o material constituinte de todo o Universo. É de opinião desta autora que a validade das ideias dos pedagogos Jean Piaget e Antoni Zabala consiste na colocação desta proposta epistemológica e pedagógica, que possivelmente, esperamos, abrirá novos caminhos para o desenvolvimento desta ideia que consideramos apenas inicial.

.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content