Defesa de Dissertação – 17/08/2021

Convidamos a todos para a defesa de dissertação do  PROFQUI-UFF.

Data: 17/08/2021
Sala Virtualhttps://meet.google.com/mcy-gxwo-nef

Discente: Janaína do Nascimento Mendes

Título: “O uso da sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas.”

Andréa Aparecida Ribeiro Alves, DSc. – Presidente/Orientadora – UFF
Robson Macedo Novais, DSc. – Membro Titular Externo – Universidade Federal do ABC
Lígia Maria Mendonça Vieira, DSc. – Membro Titular Interno – UFF
Elisabete dos Santos Barbosa, DSc. – Membro Suplente Externo – IFRJ/Campus Pinheiral
Alessandra Rodrigues Rufino, DSc. – Membro Suplente Interno – UFF

Resumo: Atualmente estudos tem mostrado que o ensino da Química no Ensino Médio tem sido ministrado de forma tradicional em sala de aula tornando seus conteúdos desinteressantes e abstratos, sem conexão com o mundo atual e globalizado. O uso de recursos didáticos como o jogo tem importante papel no processo de ensino-aprendizagem, além de suscitar no aluno a vontade de aprender, motivação e envolvimento aos conteúdos. O objetivo desta dissertação foi utilizar uma sequência didática com o jogo ‘Adivinhando a Molécula’ para o ensino de funções oxigenadas e nitrogenadas, realizando debates, busca de informações a fim dos estudantes se familiarizem com as moléculas e as funções e o uso do jogo como motivador no aprendizado das funções orgânicas. Este documento baseia-se nos pressupostos teóricos de Lev Vygotsky e de Jean Piaget, trazendo as vertentes importantes da socialização, do desenvolvimento cognitivo e da construção do conhecimento potencial dos alunos utilizando-se de recursos que sejam motivadores e que promovam protagonismo do estudante. A sequência didática foi baseada nos 3 momentos pedagógicos e foi aplicada a alunos de uma Escola Estadual na cidade de Tremendé – SP. Observou-se que esse trabalho atingiu de maneira bastante satisfatória os objetivos de aprendizagem a que se propôs, tendo demonstrado seu ponto forte na aplicação do jogo didático, que tornou o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, estimulante e prazeroso. Além disso, observou-se a permanência de uma atitude de maior interesse, motivação e desejo de alcançar bom desempenho, mesmo após a aplicação do jogo, observando-se uma mudança de postura por parte da maioria dos alunos no momento de se realizar a lista avaliativa final.